segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Como proteger suas informações no Facebook

O Facebook é hoje uma das redes sociais de maior nível de segurança anti-invasão que existe. São tantas as formas de proteger sua conta que as vezes você mesmo tem dificuldade de acessá-la. Mas não adianta de nada proteger o acesso se as informações são públicas. Mesmo as restritas merecem um cuidado especial. Abaixo segue uma lista de atitudes e dicas que farão com que você fique mais tranquilo em relação ao que você publica nos murais alheios e no seu perfil.

1 - Não publique nada que não possa ser lido.


Essa é a dica mais determinante da sua segurança virtual, não só no Facebook quanto na internet em si. Se você colocar onde mora naquele fórum que ninguém acessa, tenha certeza de que o Google o encontrará e com uma pesquisa mais forte descobrirão onde você mora por causa daquele fórum fraquinho.

Evite publicar coisas restritas, mesmo que sejam para grupos fechados ou secretos. Com a implantação do Tiker (feed de notícias que fica no canto superior-direito do Facebook), muitas coisas que antes ninguém via - como algumas conversas - ficam visíveis para todos. Outra coisa que vêm dando muita dor-de-cabeça é em relação a restrição da exibição das informações nesse Tiker. As vezes é possível ler informações publicadas para grupos restritos nesse feed. Por isso, não publique o que não pode (acidentalmente) vazar.

2 - Informações pessoais são pessoais

No Facebook, há uma série de campos que você pode preencher sobre sua vida: data de nascimento, local de residência, onde nasceu, onde trabalha, onde estuda, etc. Essas informações são legais para as pessoas encontrarem você e lhe identificarem. Porém, com a cidade em que você mora, local onde trabalha e/ou estuda, fica fácil de te encontrar. Com um pouco de pesquisa é possível até fazer um mapa da sua rotina. Por isso, evite divulgar esse tipo de informação, ou restrinja aos seus amigos ou no máximo a amigos de amigos a visibilidade dessas informações; nunca público. Na verdade, evite colocar qualquer coisa pública no seu perfil.

3 - Crie lista de amigos mais próximos

É comum adicionarmos entre nossos amigos no Facebook aquele vizinho que não temos muito contato, aquele colega chato do trabalho, etc. Uma dica legal é criar um grupo de amigos mais restrito e publicar as informações só para eles. Mesmo com a segurança do que será publicado lá tendo suas falhas, é mais seguro publicar para um grupo de amigos restritos do que publicar para todos os seus amigos.

4 - Só os amigos próximos precisam conhecer a sua família, e pessoalmente

Uma funcionalidade do Facebook é a exibição da sua família junto ao seu perfil. Essa informação, na mão de maus-elementos, poderá gerar muitos problemas. Se quiser divulgar quem é parte da sua família, coloque para grupos restritos, nunca para todos os seus amigos; muito menos público!

5 - Nome completo jamais!

Nunca coloque o nome completo no seu perfil! Colocando o nome completo dá para descobrir seu CPF, RG, telefone, endereço residencial, comercial, família, estado civil, remuneração, etc. Muito pior que isso só se colocar logo todo o RG, com um comprovante de residência e contra-cheque num álbum público. Eu já vi gente que escaneou a carteira de habilitação e colocou público no perfil. No meio da emoção de ter tirado a carteira, esse sujeito divulgou nome completo, RG, CPF, número da carteira de habilitação, data de nascimento e nome dos pais. Acho que só faltou a assinatura dela e do diretor do Detran, que fica no verso, para você ter a cópia perfeita da carteira de habilitação. Um descuido total!

6 - Cidade natal e ano de nascimento são secretos

Muitas vezes são requisitadas informações como nome de solteira da sua mãe, nome do seu animal de estimação, nome do primeiro colégio, profissão do avô, etc, como forma de se recuperar a senha da maioria dos sites que existem e que possuam área restrita. Sabendo a sua cidade natal e o ano de seu nascimento, é possível recuperar senhas e informações sobre você, assim como se você souber o nome do seu cachorrinho ou a profissão de seu avô. Muito cuidado com esse tipo de informação, que pode ser prejudicial a você. Lembre-se, as vezes o mau elemento nem está tão longe de você quanto você imagina. As vezes pode ser apenas uma brincadeira de um amigo pentelho, ou de um serial-killer (exagerando drasticamente). Data de aniversário, sem ano, não é recomendável divulgar, mas como muita gente não vai lembrar da data, vale divulgar se quiser.

7 - Aplicativos

Muito cuidado com aqueles joguinhos ou com aquele "Que bichinho você é?". Por trás de alguns desses aplicativos pode haver uma série de códigos maliciosos para roubar informações. Você pode continuar fazendo essas brincadeiras, mas observe atentamente quais são as permissões que você está dando para eles e lembre-se de remover a autorização após terminar de usá-lo. Para isso, basta ir em "Configuração de Privacidade" > "Aplicativos e Sites" no menu do Facebook. Outra coisa importante avisar é que esses sites tem acesso a todos os dados que você dá autorização, mesmo que você tenha restringido a visibilidade a um grupo, por mais restrito que seja.

8 - Não dê a sua senha a ninguém

Essa é elementar e já batida. A sua senha é a única segurança que você tem de que ninguém vá acessar a sua conta, exceto você. Se você não quiser ter uma surpresa depois e/ou manter sua privacidade, mantenha a sua senha apenas para você e opte por senhas que contenham número, letras em maiúscula e caracteres especiais. Não é o caso do Facebook, mas em alguns sites mais fracos em questão de segurança, usuários mais habilidosos podem rodar algoritmos de teste de senha e uma hora a sequencia pode ser descoberta. E também evite senhas evidentes, como o nome de seu cachorrinho ou alguma palavra que faça sentido para pessoas próximas a você.

9 - Use as ferramentas que o Facebook dispões para segurança

Por padrão, se alguém tentar acessar o seu perfil várias vezes sem sucesso, principalmente em cidades diferente da que você costuma acessar, o Facebook lhe notificará através de um e-mail; podendo até bloquear a sua conta até que você tenha refeito as suas configurações de segurança (normalmente ele dá dicas passo-a-passo de como proteger melhor sua conta). Uma sugestão legal que eu dou é a de ativar a Notificação de Login (Configuração de conta > Segurança > Notificação de Login). Toda vez que você acessar o seu Facebook de um dispositivo diferente, será requisitado o nome do local que você acessou e será enviado um e-mail para você informando esse acesso. Isso fará com que você tenha certeza de que sua conta não foi acessada indevidamente ou coisa parecida. Lembre-se de apenas salvar o dispositivo se você estiver num computador confiável. Se estive num computador público, nunca salve-o!

Outra segurança, mais forte ainda, é a Aprovação de Login (Configuração de conta > Segurança > Aprovação de Login). Toda vez que você acessar um dispositivo diferente do que você já tenha aprovado anteriormente, será enviado um SMS com um código para o seu celular. Somente com esse código você poderá acessar a sua conta. É um pouco forte demais essa segurança, mas pode ser útil as vezes. O único ponto fraco é que ela pode ser driblada facilmente, sem notificação nem nada.


É isso. Espero que essas dicas ajudem a vocês manterem sua privacidade virtual e sua segurança na rede. Muitas dessas dicas também são aplicáveis a quaquer fórum, site, etc da internet. Qualquer dúvida é só comentar.

Abraços e até a próxima!