sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Domínio co.cc sai do ar

Aparentemente todos os mais de 11 milhões de sites que contavam com o subdomínio gratuito co.cc estão fora do ar, inclusive o site de administração destes domínios; o http://co.cc.

Consultando no Google, a última página em cache que eles possuem - capturada no dia 14/11/2012, às 20h10 (Brasília) - informa que novos domínios co.cc não podem ser mais criados, o que indica possíveis problemas internos com a infraestrutura do servidor de domínio deles. A única forma de visualizar o site do co.cc é através do Web Archive, cuja última versão registrada data-se do dia 2 de julho de 2011. Infelizmente apenas podemos ver algumas poucas informações, tais como o e-mail para ajuda hlp@co.cc, que não deve estar funcionando, já que todo o domínio caiu.

É sabido que este domínio é frequentemente usado de maneira ilícita por diversos spammers, por exemplo, o que levou a retirada (aparentemente temporária) de todas as páginas .co.cc dos resultados do Google, segundo o blog "Search Engine RoundTable" (em inglês). Atualmente os sites voltaram a aparecer, mas com preferência ínfima em relação a outras páginas semelhantes. Aliás, creio que em breve deixem de aparecer nos resultados do Google, já que essas páginas não podem mais ser encontradas por seus antigos endereços.

Não há nada em lugar algum que explique o porquê dessa queda ou o fato deles terem suspendido a criação de novos domínios. Eu encontrei apenas um fórum onde um usuário afirmava que os domínios estão fora do ar e sem previsão de volta. Garantido mesmo é que isso não é um problema simples e que realmente pode se tratar de algo definitivo.

Bem, acredito que a solução mesmo seja adquirir de vez um domínio de alto nível pago, que custa na casa dos 20 a 50 reais por mês. Esses eu garanto que funcionam 100% do tempo e ainda pagam grandes indenizações em caso de falha no sistema.

Tendo novidades sobre o co.cc eu aviso por aqui.

UPDATE (16/11 - 22:34)

Existe uma acusação da qual eu realmente não fazia a menor ideia, de que o subdomínio co.cc era apenas uma fachada para que um grupo de spammers (supostamente coreanos) criassem uma rede de gigantesca de spans em meio a diversos sites lícitos, como blogs e páginas pessoais. Segundo o blog "The Real Blogger Status", este golpe já não estava surtindo os efeitos esperados, resultando ontem, no desligamento dos servidores DNS da co.cc.

Analisando mais atentamente, esta denuncia parece legítima. Confesso nunca ter entendido o porquê de haver um registro de um subdomínio gratuito com acesso ilimitado às configurações de DNS; configurações estas muito semelhantes - ou melhores, já que contava com máscaras de redirecionamento - ao que é oferecido pela NIC.br, órgão responsável pelo domínio de alto nível no Brasil (.br). Mesmo sendo um subdomínio, co.cc era prático por se parecer com o "co.uk", por exemplo. "co.uk" é um domínio de alto nível do reino-unido, semelhante ao .com.br. Ninguém pode ter um site www.com.br, como acontece com o www.co.cc. O co.cc é um subdomínio, semelhante ao que encontramos aqui no Blogspot. Mas mesmo assim era mais eficiente que os encurtadores de url, que continham nomes bizarros e nada convidativos ao acesso, além de ainda introduziam propagandas e códigos rastreadores à sua página.

Outra coisa que pode atestar esse lado malicioso do site é a falta de informações sobre quem o administra. Não existe nenhum órgão ou empresa que se identifique como proprietária do site, e o registro do domínio está em nome de uma pessoa, cuja identidade é duvidosa.

Enfim, ao que parece realmente é o fim do subdomínio .co.cc. Vamos esperar, mas mesmo que volte, não vou confiar mais num DNS suspeito como este. Fui tolo ao ir inocentemente nesta vertente. Parece até que eu comprei uma URL pirata na internet e agora que o treco parou de funcionar, não posso ligar para a empresa reclamando nada.

UPDATE (18/11 - 02:32)

O usuário Sanfer deu-nos (aqui em baixo, nos comentários)  a dica do uni.me, um serviço semelhante ao oferecido anteriormente pelo co.cc. Eu ainda não testei esse subdomínio, mas aparentemente ele possuí apoio de empresas de peso como Microsoft e Kaspersky. Tudo bem que eu posso dizer que o meu blog tem apoio do Google, NASA, Chuck Norris, etc, então - a princípio - estas informações não são muito válidas, apesar desse serviço ser bastante antigo. A vantagem é que ele possuí diversas opções de subdomínio, como o .cz.cc (bem parecido com o que estávamos acostumados), o .uni.me, etc.

Esses domínios já saíram uma vez do ar, assim como está acontecendo agora com o co.cc. Não sei se isso  um bom sinal, indicando que agora não há mais riscos de queda, mas eu não arriscaria não. Aconselho o seu uso apenas para eventuais testes antes de comprar e lançar o seu site ou blog num domínio "original" mesmo. Vale avisar que esse subdomínio já vem com os mesmo problemas do co.cc: spammers e baixa preferência nos resultados da pesquisa do Google. Se você quer ver o seu blog bombando, mas vale deixar num subdomínio do blogspot mesmo do que arriscar num serviço que, mais uma vez, parece bem duvidoso.


UPDATE (06/12 - 23:38)

O usuário danielmattoso deu também, nos comentários abaixo, a dica da utilização do domínio (ai sim de alto nível) .tk. É o mesmo esquema do .co.cc: gratuito, com acesso a alteração do DNS, etc. Não testei, mas parece interessante, além de não haver o risco de ter a preferência reduzida na exibição dos resultados no Google, por exemplo. 

Em pesquisa na Wikipédia, há informações sobre esse domínio de alto nível, pertencente a um território minúsculo na Polinésia chamado Toquelau. Há uma parceria entre o governo desse território e uma empresa privada (a Dot.tk) para a administração desse domínio e a sua cessão gratuita para qualquer usuário da internet. Por ser de alto nível, a existência de sites maliciosos não interfere nos outros sites que sejam do mesmo domínio, o que é ótimo para todos nós. Há uma política permanente de supervisão dos conteúdos dos sites deste domínio, gerando assim segurança aqueles que utilizam legalmente o serviço e eliminando spammer ou usuários inativos (aqueles que possuem menos de 25 acessos em 90 dias ou que recebem menos de 10 e-mails para o mesmo período).  Enfim, parece bem confiável esse domínio, além de ser de alto nível e simples de decorar.

O danielmattoso também deu uma dica bem interessante sobre hospedagem gratuita no Brasil. É o www.hostinger.com.br. Também não testei por falta de tempo, mas parece ser uma boa opção com uma boa proposta. A principal vantagem em relação ao 000webhost, a princípio, é que o servidor desse Hostinger deve ficar no Brasil mesmo, fazendo com que o acesso ao seu site seja mais rápido, contra o acesso aos servidores do 000webhost, que ficam nos EUA. Testarei em breve essa hospedagem gratuita e dou uma atualizada para vocês.

UPDATE (14/02 - 14:04)

Fui testar o Hostinger e descobri que ela é uma empresa americana de hospedagem com atuação em 18 países. O mais surpreendente, pelo menos para mim, é que ela é a "dona" do 000webhost. Ou seja, a única vantagem dela em relação ao 000webhost é o fato do painel de controle estar em português. 

Também fui testar o domínio .tk e funcionou muito bem. Vale a pena pra quem quiser ficar com um domínio gratuito. Ele oferece as mesmas opções que o co.cc oferecia e aparentemente é mais confiável.