domingo, 17 de fevereiro de 2013

Crie seu site sem dinheiro algum


Se você tem uma ideia de um site que pode dar certo, mas não tem o dinheiro para investir nele, saiba que existem várias ferramentas na internet que certamente lhe darão uma ajudinha no início do seu empreendimento. Abaixo seguem as dicas.

Domínio

A principal marca do seu site é o endereço, também conhecida como URL. É através dele que as pessoas vão acessá-lo e lembrá-lo. Criar um site com nome difícil ou estranho pode afastar a clientela, principalmente se não lembrarem do endereço ou não confiarem na segurança do site. Entretanto, investir em bons nomes comerciais não é suficiente; também é preciso investir num bom domínio. Investir num domínio .com ou .com.br é fundamental para quem imagina que o seu site possa ser um sucesso no futuro. Um usuário que queira voltar ao site tentará encontrá-lo como .com ou .com.br primeiro, para em seguida pesquisar no Google qual é o endereço correto. Isso dá margem a ele encontrar outros sites semelhantes ao seu e acabar fidelizado ao concorrente. Um domínio .com.br custa apenas 30 reais por ano e um domínio .com custa cerca de 19 dólares/ano. Isso é bem pouco, principalmente se levarmos em consideração a segurança de que, quando você quiser migrar para um endereço mais popular, não tenha a dor de cabeça de ter que mudar o nome do site só porque uma outra pessoa já tenha registrado o nome que você queria.

Mas se você não quiser gastar um centavo se quer com o seu site, existem os domínios gratuitos. Se você for pesquisar internet a fora, encontrará milhares de domínios e subdomínios gratuitos. Sempre opte pelo domínio de alto nível gratuito. Um que eu indico é o domínio .tk. Ele é bem completo e já está no funcionando há mais de 10 anos. Para cadastrar o seu domínio lá, basta se cadastrar no site www.dot.tk.

Embora o .tk exista há bastante tempo, nada nos garante que ele será gratuito ou disponível para sempre. Foi o que aconteceu com o fornecedor de subdomínios co.cc. Sem nenhum aviso prévio, eles saíram do ar e deixaram mais de 4 milhões de usuários na mão; alguns sem nem poder recuperar os dados de seus sites. Eu falei sobre isso no post Domínio co.cc sai do ar.

Hospedagem gratuita

Agora que você já tem o domínio do seu site, você tem que se preocupar com a hospedagem dele. Considerando as empresa top de linha aqui no Brasil, a hospedagem mais barata fica na casa dos 30 reais por mês! Isso desconsiderando o fato de você ser obrigado a pagar no mínimo 3 meses antecipado. Para quem não quer gastar ou arriscar o seu dinheiro no momento, isso é um grande problema. A solução é realmente partir para uma empresa de hospedagem gratuita.

Empresas de hospedagem gratuita geralmente são empresas que querem apresentar o seu serviço para que você no futuro compre algum plano melhor com eles. Elas oferecem um serviço limitado, porém mais do que suficiente para quem está começando agora. A desvantagem é que você não tem a garantia de que eles vão continuar para sempre gratuitos ou funcionando, além de não poder cobrar indenizações por queda ou má prestação do serviço. Algumas vezes o seu site pode ficar extremamente lerdo ou até mesmo sair do ar por dias. Sempre tenha em mente que, assim que o seu site conseguir atingir um nível de acesso diário, você terá que alterar migrar para uma hospedagem paga para que não perca tudo o que você já conquistou. Esses sites são indicados apenas para um pontapé inicial ou então para algum site que você vai manter como hobby, sem nenhum compromisso.

Falando de hospedagens gratuitas, um que eu sempre usei foi o 000webhost, que tem 1,5 GB de espaço em disco, 100GB de transferência mensal, suporte a PHP, 2 BD em MySQL, e outras ferramentas muito bacanas. Também tem o Hostinger Brasil, que é a versão brasileira do 000webhost, mantido pela mesma empresa. O Hostinger tem as mesmas coisa que o 000webhost, exceto o espaço em disco que é maior, com 2 GB. Ainda existe, para usuários iniciante, o XPG. Ele é extremamente limitado, mas tem construtor online de sites, ajudando os iniciantes na área web. Ele também não permite a adição do seu próprio domínio, sendo necessário usar próprios do XPG, o que atrapalha um pouco. Ainda existem diversas hospedagens gratuitas pela internet, basta pesquisar no Google que você vai encontrar uma ideal para você.

Como eu comentei anteriormente, você não tem garantias de que os serviços gratuitos serão mantidos por um longo tempo. Como exemplo posso citar os extintos GeoCities da Yahoo e o HPG do IG. Além deles, eu passei por um problema parecido com uma hospedagem gratuita (freehost.com, se não me engano). Era uma hospedagem muito completa, mais completa que todos esses que eu citei anteriormente. Infelizmente, graças a pessoas que utilizam o serviço de forma errada - para spam, etc - o serviço foi descontinuado. Eu recebi um e-mail avisando que eles não iam continuar com o serviço gratuito e deram um prazo para fazermos o backup dos nossos sites. Geralmente quando isso acontece, você tem um prazo bem legal para fazer a sua cópia de segurança e migrar para outro servidor. Não acredito que isso vá ocorrer com o 000webhost ou Hostinger, até porque eles atuam ativamente em 18 países diferentes, oferecendo em todos a opção da hospedagem gratuita.


É isso. Espero que tenha ajudado você a fazer a sua escolha para otimizar o sucesso de seu site. Lembre-se, dinheiro fácil não aparece sem trabalho e dedicação. Opte sempre por investimentos da baixo custo para a divulgação, como adwords do Google, redes sociais, cartas pelos Correios ou até mesmo e-mails; este último com muita prudência e inteligência para não ser apenas mais um e-mail que será excluído sem ser lido. Com uma grande ideia e bastante vontade, qualquer pessoa consegue obter sucesso em qualquer área.