domingo, 3 de março de 2013

Placa PC-TV Encore ENLTV-FM3 é boa?

Resposta: Sim. A perda de qualidade em relação a imagem original é mínima, não agradando apenas aos mais exigentes. Abaixo eu detalho mais as vantagens e desvantagens dessa placa de captura de vídeo.

Não é para profissionais, mas serve para ver TV e até salvar aquele seu VHS antigo
Antes de comprar essa placa (por R$49,00 no centro do Rio), eu andei pesquisando muito na internet sobre placas de captura de vídeo. Vi algumas pessoas não aconselhando a compra dessa placa da Encore, por se tratar de um produto de qualidade duvidosa, feito na China, etc. Essa informação me deixou bastante inseguro na hora da compra, mas para o meu objetivo, que é apenas ver TV no computador, qualquer coisa mais ou menos valeria. As outras opções de placa extrapolavam os 100, 200 reais ou estavam muito longe do meu alcance, em cidades do interior do Rio de Janeiro. Resolvi comprar essa placa mesmo e ver no que acontecia. Felizmente a surpresa foi muito positiva.

Instalação
Dentro da caixa, além da placa de captura de vídeo e FM, acompanham um controle remoto (muito interessante por sinal), um cabo de vídeo RCA composto (aquele amarelo), um receptor infravermelho para o controle remoto, uma antena para o rádio FM, um cabo de saída de áudio (apenas para os usuários do Linux), um CD de instalação e um manual (não é dos mais completos, mas ajuda um pouco).

ATENÇÃO: Nunca conecte o receptor de infravermelho com o computador ligado. Esse procedimento danificará o receptor, tornando-o ineficiente ou até mesmo o queimando.

Depois de conectar a placa no suporte PCI da sua placa-mãe e ter ligado o computador, o sistema operacional deverá ter reconhecido uma nova placa instalada, mas não a reconhecerá como uma placa de captura de vídeo. Para completar a instalação, basta inserir o CD e o autorun será executado. Na tela que aparecerá, basta selecionar Setup Driver para instalar o driver da placa; e Setup Utility, para instalar o software de captura e exibição de vídeo e rádio FM. (Caso o autorun não funcione, acesse o CD e execute os programas DriverSetup.exe, que está na pasta Drivers; e o Setup.exe que está na pasta Utility). Ao finalizar as instalações, recomenda-se que você reinicie o seu computador.

Tela do autorun do CD

Áudio da TV

A placa ENLTV-FM3 não possuí entrada de áudio auxiliar. Para você ouvir o áudio de um DVD, receptor digital ou decodificador da sua TV por assinatura, você precisará conectar a saída de áudio (provavelmente um cabo RCA - vermelho e branco) a sua entrada de áudio do seu computador. Para isso, a maneira mais interessante é através de um adaptador RCA/P2, como na imagem abaixo. Através da entrada coaxial, o áudio sai normalmente, sem necessidade de adaptadores.
Adaptador RCA/P2

Para gravação, o software só captura o áudio direto da placa; ou seja, o áudio de qualquer dispositivo que não esteja conectado através do cabo coaxial não será capturado pelo software. Para isso, você precisará de outro software exclusivo para a captura de áudio.

Assistindo a programação ao vivo
Na sua área de trabalho deverá ter aparecido um ícone vermelho com um 'E' branco, cujo nome é ENLTV-FM3. Esse é o software de captura e exibição de TV e FM.

Software de captura e exibição de vídeo

Controle remoto da placa

Através dos botões ou do controle remoto, você poderá controlar a sua TV. O controle remoto é bem completo, controlando quase tudo da sua placa. As principais funções ficam com o TV/AV, para alternar entre antena, entrada RCA, supervídeo ou rádio; REC, para gravar o que está sendo exibido agora; Snap shot, para tirar uma "foto" da imagem atual; CH e VOL, que controlam o volume e os canais da TV ou rádio; e Shut down, que desliga o computador. Esse último botão é extremamente útil caso você esteja utilizando o computador apenas como TV no momento e não quer se levantar para desligá-lo. O receptor de infravermelho é bem potente e consegue identificar o seu comando a uma boa distância.



Antes de ver os canais, principalmente os via cabo (ou antena) e as estações de rádio, você precisará fazer uma procura no software por canais disponíveis na sua região. Para realizar esta procura, basta apertar o botão "lupa" que fica no canto inferior direito do software. A qualidade da antena é fundamental para que o software consiga encontrar todos os canais disponíveis. Infelizmente a sintonização da placa não é das melhores, dando bastante dor de cabeça para encontrar as suas TVs e rádios favoritas. Aliás, rádio é uma coisa que eu não consegui ouvir direito com essa placa até o momento. Dá pra ouvir, mas fica chiado, lembrando bem um rádio de pilha. Em outros aparelhos, a qualidade das rádios é infinitamente superior aqui em casa.

E a qualidade do vídeo e da gravação?
A qualidade do vídeo é bem real em relação a qualidade oferecia pela antena ou por qualquer outro aparelho, e a qualidade da gravação acompanha de perto isso. Há uma perda de qualidade, mas isso deve-se a compactação que é feita pelo software. Um detalhe importante é que a qualidade padrão de gravação do vídeo é horrível. O default é a qualidade "média" e a gravação em "MPEG1". A melhor configuração para a gravação é com a qualidade "alta"(high) e gravação em "HIDVD". O arquivo com a gravação fica mais pesado, mas a qualidade é infinitamente superior as outras opções. Mais abaixo eu coloco alguns exemplos de gravações feitas com a placa ENLTV-FM3.

Para alterar a qualidade da gravação, basta clicar com o botão direito do mouse na área de exibição do vídeo e selecionar Setup. Abrirá uma nova tela. Selecione a aba Record. Nessa aba, as duas últimas opções são Display Quality e Record. Selecione High na primeira e HIDVD na segunda. Pressione Aplicar no canto inferior direito e, em seguida, OK. Com isso você já terá configurado o software para fazer as gravações na qualidade máxima.


Configuração de gravação


Exemplos de gravações
Para exemplificar bem a qualidade dessa placa de captura de vídeo, resolvi colocar no Youtube duas gravações: uma através da antena convencional e outra através do receptor digital que eu tenho aqui em casa.

1 - Antena analógica

Gravação:


Imagem real (print screen puro da tela - não usei o screen shot da placa):

Clique sobre a imagem para ampliá-la
2 - Receptor Digital

Gravação:


OBS: Como o software só captura o áudio direto da entrada coaxial e eu utilizei a entrada RCA para gravar este vídeo, o mesmo ficou sem áudio.

Imagem real (print screen puro da tela - não usei o screen shot da placa):

Clique sobre a imagem para ampliá-la


Screen shot do próprio software

1 - Antena analógica

Clique sobre a imagem para ampliá-la

2 - Receptor Digital

Clique sobre a imagem para ampliá-la