quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Fim da pirataria de softwares?

Durante uma discussão no grupo do meu curso no Facebook, um colega do meu período fez algumas perguntas relativas à pirataria de aplicativos para Android, principalmente. Como eu não possuo nenhum dispositivo que rode Android, respondi baseado no meu conhecimento de pirataria em PCs e foi ai que eu tomei uma surpresa: eu não tenho mais nenhum programa pirata no meu computador!

Recentemente formatei o meu PC para melhorar o seu desempenho pós final de período. Com o grande volume de programas que instalo para o meu curso, é mais fácil formatar e deixar a máquina zero-bala do que sair desinstalando tudo e tornar o computador mais lento. Enfim, ao fazer a minha lista de programas a instalar, reparei que não havia nenhum daqueles programas que, anos atrás, precisariam de um CD extra com o crack para instalar. Fiquei impressionado, principalmente porque o meu primeiro computador, comprado em 1999, praticamente só tinha programar piratas e, 13 anos depois, não possuo mais nenhum. A explicação? Ampliação da internet e os programas gratuitos.

Reparei que eu não tenho praticamente mais nenhum programa pago também. Ou seja, não só estou mais comprando programas piratas, como não estou comprando mais programa nenhum. Todos os softwares que eu instalei em meu computador ou vieram junto com ele quando eu o comprei, ou são facilmente baixados gratuitamente em sites especializados em downloads de programas. 

Isso é de fato algo extremamente interessante e que também foi discutido no grupo. Atualmente não há mais porquê você piratear um programar se existem outros milhares gratuitos bem similares por ai, mesmo que possuam algum tipo de propaganda embutida, desde que discreta; e mesmo que não exista um programa bom o suficiente para substituir o original, as pessoas pagam pelo direito de uso do programa, uma vez que estes programas estão mais acessíveis. Só não pagam quando não o utilizam de forma suficiente para justificar o investimento. É o caso do Photoshop, por exemplo. Por ser um programa extremamente completo, ele acaba se tornando caro, caro de mais para que uma pessoa comum o compre para apagar aquela espinha da foto do churrasco do final de semana. Mesmo assim, já existem programas excelentes na internet que substituem (quase) a altura o caríssimo Photoshop.

Analisando bem essa evolução, qual será o futuro dos softwares? Aparentemente a evolução se dará para um mar de softwares shareware¹, onde são oferecidos um pacote de serviços básico de forma gratuita e opções de expansão conforme você vai comprando os outros serviços oferecidos. É o fim da pirataria? Não, mas lembrando das épocas em que a pirataria era uma pandemia nacional, até que agora as coisas estão bem mais legalizadas nos lares brasileiros. 

OBS.: Seguindo a linha da discussão no grupo do Facebook, também foi possível perceber que essas tendências não são só aplicáveis aos programas para computadores, mas também para jogos para as mais diversas plataformas.

¹ - "Shareware é um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação." (Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário