quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quantos "amigos de amigos" eu tenho no Facebook?

Num dia, eu resolvi rever o critério de privacidade do meu perfil no Facebook. Geralmente eu compartilho os meus posts com meus amigos ou com um grupo restrito que eu criei a partir da minha lista de amigos. Até ai tudo sob controle: se eu colocar para visualização de amigos, terei pouco mais de 250 pessoas visualizando as minhas publicações; se eu colocar para o meu grupo restrito de amigos, pouco mais de 80. Mas e se eu colocasse que amigos de amigos também pudessem ver as minhas publicações, quantas pessoas poderiam ver as minhas publicações?

Em busca desta resposta, resolvi fazer uma estimativa de quantos amigos de amigos eu tenho. Como fazer isso? Sai contando perfil a perfil quantos amigos eles possuíam excluindo os meus amigos em comum. Sei que é um cálculo totalmente falho, mas é o suficiente para que eu tenha uma ideia de quantos amigos de amigos eu possuo. Na verdade, quantos amigos de amigos eu possuo no máximo. (Eu explico lá em baixo as falhas desse cálculo).

A princípio, eu achava que a resposta desse somatório não superasse os 10 mil. Depois que comecei a contar efetivamente, esperava que não superasse os 50 mil. E no fim, cheguei a resposta de 131.898 amigos de amigos que eu possuo com os meus atuais 267 amigos no Facebook. Quase 132 mil pessoas! É como se toda a população¹ da Barra da Tijuca, ou Copacabana, ou Jacarepaguá - bairros do Rio de Janeiro - tivessem acesso ao que eu compartilho. Nada comparado com o 955 milhões de usuários ativos² do Facebook, ou com os 2,2 Bilhões de usuários da internet³ em todo o mundo, mas é um número muito maior que do que eu imaginava.

Com esse nível de privacidade, as pessoas que podem ver as suas publicações são quase tão aleatórias quanto se as informações fossem públicas. A falsa sensação de que um amigo de um amigo é alguém, de certa forma, próximo o suficiente para permitir que ele veja alguma informação minha se torna extremamente vaga com esse número absurdo. Para se ter uma ideia, num dos meus amigos eu encontrei um cara do Japão que poderia ler, caso soubesse português (ou com ajuda do Google Tradutor), o que eu publicar com privacidade "Amigos de amigos".

Sabendo disso, fica ai a dica: na próxima vez que você for compartilhar algo no Facebook com amigos de amigos, pense duas vezes para ter certeza se tantas pessoas assim podem ver - mesmo daqui a 10 anos - essas informações que você colocou hoje na sua linha do tempo.

OBS.: Quer saber quantos amigos de amigos você possuí? Pegue o número de amigos que você tem e multiplique por 395. Isso dará, de maneira mais próxima do real e com algumas correções de cálculo, quantos amigos de amigos você deve ter mais ou menos.


¹ - Baseados no CENSO 2010 - http://oglobo.globo.com/infograficos/rio-censo-2010/
² - Segundo o G1 - http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/08/facebook-registra-955-milhoes-de-usuarios-ativos-no-final-de-junho2.html
³ - Segundo o site Internet World Stats - http://www.internetworldstats.com/stats.htm

--
Para não perder os meus créditos referentes à Matemática Combinatória na minha faculdade, vou fazer uma rápida explicação do porquê esse cálculo é falho:

Nesse cálculo eu não considerei as intercessões entre meu amigos, contando múltiplas vezes uma mesma pessoas. Eu explico: supondo que os meus amigos A e B tenham em comum o amigo C, que não é meu amigo. Na hora de contar os amigos de A e de B, excluirei os amigos em comum comigo, mas não irei excluir o C, fazendo com que eu o conte duas vezes. Por isso eu considerei esse cálculo como sendo o número máximo de amigos de amigos que eu tenho, considerando que nenhum amigo meu possuí amigos em comum (o que é um absurdo, mas é um valor para se ter uma ideia geral). Para saber exatamente quantos amigos de amigos eu possuo, eu teria que fazer 71.289 (267²) comparações para que no fim eu consiga eliminar as repetições. Num cálculo aproximado, pressuponho que de 20% a 50% do valor encontrado possui repetições. Com isso, eu teria de 105.518 a 65.949 amigos de amigos, que ainda assim é um número absurdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário