terça-feira, 18 de novembro de 2014

Principais tipos de envio no Aliexpress

Com preços que partem de poucos centavos de dólar, os logistas do Aliexpress nos oferecem diversas formas de envio, variando principalmente o preço e o prazo de chegada estimada.

Abaixo eu listo as mais maneiras de envio mais comuns oferecidas pelos vendedores do site.

China Air Mail (China Post Registered Air Mail) - É o modelo mais comum de envio de produtos pelos vendedores do Aliexpress. Consiste no envio de pacotes de até 2kg e tamanho relativamente reduzido por via aérea a um baixíssimo custo e com código de rastreamento. Apesar de ser enviado por via aérea o pacote demora em média mais de 30 dias para chegar em sua casa, mas não se iluda: vai demorar mesmo. Você pode acompanhar seu pedido através do site do China Post até o momento em que ele é encaminhado para o Brasil. A partir daí todo o rastreamento é assumido pelos Correios. Vale avisar que desde que o produto sai da China até o momento em que ele é recebido no Brasil, nenhuma nova informação é registrada no seu pedido, fazendo com que você fique sem informações sobre ele. Geralmente esse período entre sair da China e chegar no Brasil demora de 15 a 30 dias, mas há casos de demoras mais longas. Não se desespere, nem sempre o seu pacote está perdido.

OBS: Quando fizer a opção de pagar a mais pelo frete registrado, envie essa informação junto aos comentários para o vendedor, de preferência em caps lock. Eu colocaria em negrito, se fosse possível. Não sei se foi maldade ou esquecimento, mas já vi um caso de alguém que pagou a mais pelo rastreamento e o vendedor mandou sem o registro. Por mais que você entrasse em contato, o vendedor era evasivo - ou não entendia nada do que estava escrito - e respondia coisas genéricas, como "seu produto já foi enviado", etc.

Seller's Shipping Method - Esse é o método de envio mais "sombrio" que existe. Por esse método o vendedor escolhe a maneira como vai enviar o seu produto sem te avisar antes. Geralmente o seu produto é enviado por empresas genéricas de envios, que permitem o rastreamento apenas até o momento em que o pacote chega ao Brasil, já que o código que te fornecem não é válido para os Correios. Não é uma completa furada, mas também não é a solução de frete ideal, na minha opinião.

Apenas para critério de curiosidade, isso acontece porque essas empresas geralmente enviam o seu produto via China Post ou Swiss Post, mas sem registro. De alguma forma elas conseguem obter informações sobre o status do seu pedido e atualizam essas informações em seu próprio site. Duas empresas que eu conheço que fazem isso são a WeDo e a YANWEN.

China Post Ordinary Small Packet Plus - Esse é o método do "tiro no escuro". Nele o vendedor mandará o pacote sem que você possa fazer o acompanhamento via internet. Entretanto, alguns dos vendedores conseguem fazer o acompanhamento por outra maneira, talvez por um telefone ou indo diretamente na agência dos correios de lá. De qualquer modo, o pacote demora o mesmo tempo que demoraria uma encomenda do China Air Mail, ou seja, mais de 30 dias para chegar na sua casa. Vale a pena para os menos ansiosos, ou para aqueles que querem economizar mais um pouquinho no seu pedido, principalmente se ele custar menos de 5 dólares, já que o registro costuma custar US$1,98.

Empresas de Logística Mundial (EMS, UPS, FedEx, TNT, DHL, etc) - Esse é o método menos usado aqui para o Brasil, principalmente pelo seu alto custo, que as vezes ultrapassa 100 vezes o valor do próprio produto. O preço também se justifica pela agilidade do serviço, fazendo o caminho China-Brasil praticamente no tempo de duração de um voo regular entre os dois países (e com escalas!). É muito útil para quem tem muita pressa mesmo para receber o produto. Outra vantagem é que (quase) todos os impostos estão inclusos no preço, então você não terá o trabalho de ir até a agência do Correios, caso seja tributado. 

Existem outras empresas e métodos de envio, como o Singapore Post, Sweden Post, etc, mas esses eu não conheço. A primeira vista parecem ser bem semelhantes ao serviço do China Air Post, mas possuem prazos de entrega menores. Se descobrir mais sobre eles, eu posto aqui.